Nas festas de fim de ano de 2020, vivi uma experiência única para executivos de marketing. Por quase um mês em dezembro, ajudei a equipe corporativa da Cestas de Presente a lidar com presentes corporativos em todo o mundo. Nós, profissionais de marketing, geralmente não temos esse acesso às comunicações diretas com nossos clientes B2B. Então, essa foi uma fonte valiosa de insights. O que mais me surpreendeu foi como os tópicos relacionados à etiqueta surgiram repetidamente em tantas conversas com clientes. Como fazer do presente da sua empresa para um cliente ou parceiro um sucesso sem violar a etiqueta corporativa de presentes? Esse é o tópico do blog de hoje.
Etiqueta em presentes corporativos – Indo além do básico
Ao observar as comunicações entre os especialistas em presentes corporativos da Cestas de Presente e os executivos responsáveis por programas de fidelidade e envio de presentes em várias empresas, essas foram as considerações não tão óbvias que se destacaram para mim:
Situação geopolítica em uma região para onde a empresa envia presentes
Crenças religiosas do remetente e do destinatário do presente
Divulgação de informações sobre o remetente
Envio de presentes nativos do país do remetente
Práticas responsáveis e sustentáveis no envio e entrega de um presente
Hoje, vamos falar sobre esses tópicos de etiqueta corporativa com mais detalhes.
Se a situação geopolítica pode afetar a escolha e a aceitação do presente
No final de 2020, um conflito de guerra eclodiu entre dois países distantes da UE e os Estados Unidos. Um cliente do Reino Unido estava enviando um presente corporativo para a América do Norte. Aparentemente, não há conexão. Ou há? Aparentemente sim. O destinatário era de origem imigrante e sua família vinha de um dos países em conflito. E a cesta de presente que o remetente selecionou continha um produto de uma marca que … Não, não era originário de outro país naquele conflito. Mas, o dono era do terceiro país que apoiou o oponente. Como resultado, nosso cliente fez tudo para garantir que um produto dessa marca não estivesse no conteúdo da cesta de presente.
Para ser honesta, a situação foi uma grande revelação para mim. Parece estranho? Talvez. Esses fatos podem influenciar a forma como seu parceiro ou colega percebe um presente que você envia? Possivelmente. Portanto, é importante levar em consideração qual é a situação no mundo e se isso pode afetar o destinatário.
A pesquisa sobre as crenças religiosas do destinatário do presente pode fazer parte da etiqueta corporativa de presentes?
Chegou um e-mail de manhã cedo. Era de um cliente que queria mudar urgentemente o conteúdo do presente. No final das contas, uma cesta que já fora entregue na Índia continha vinho. Na verdade, isso estava acontecendo em um estado onde a entrega de álcool é totalmente legítima! Mas nosso cliente aprendeu sobre as crenças religiosas de seu destinatário que proíbem o consumo de álcool.
Felizmente, conseguimos resolver o problema. Um presente atencioso muitas vezes é muito mais do que um produto caro e um cartão de felicitações!
Por que é importante divulgar a empresa e o nome do remetente
Isso me leva ao próximo ponto. Por que divulgar as informações do remetente do presente é importante? Nesta temporada de festas, encontramos uma situação em que um destinatário de um presente no Japão se recusou a aceitar um presente. Foi encomendado para eles dos Estados Unidos, mas o cartão não tinha o nome do remetente, simplesmente desejando tudo de bom e agradecendo por seus negócios. Infelizmente, aceitar presentes de empresas desconhecidas vai contra o código de conduta corporativo da empresa.
Algumas empresas restringem a aceitação de presentes por seus funcionários quando o nome e a empresa do remetente não estão claramente indicados. Portanto, é melhor evitar problemas e assinar o cartão corretamente. Na verdade, o representante corporativo da Cestas de Presente irá pedir a você um texto de cartão de felicitações e uma assinatura se você se esquecer dele!
Por que o país de origem de um presente pode ser importante
Essa é uma observação que realmente corresponde bem ao ponto # 1 que listei acima. O país de origem de um presente pode ser importante. Por exemplo, um de nossos clientes, enviando vários cestos ao redor do mundo, insistiu que todos os vinhos fossem da Espanha. A sede da empresa fica na Espanha e eles queriam compartilhar o sabor local com seus destinatários.
Você consegue pensar em algo semelhante a esse respeito? Talvez uma marca ou algum tipo de produto que você selecionou para um presente pode dizer algo significativo e inspirador para o destinatário. É bom não perder oportunidade essa de ser memorável!
A sustentabilidade faz parte da etiqueta corporativa?
E mais uma vez, o tema do envio responsável de presentes ganhou destaque este ano. E isso é muito importante já que a pandemia afetou tantas empresas e pessoas, nações e países inteiros! Então, você pode ter certeza de que seu programa de envio de presentes é sustentável?
A Cestas de Presente opera internacionalmente por meio de uma rede de escritórios locais. Preparamos e entregamos cada presente que você solicitar conosco localmente. Não atravessam a fronteira, não passam pela aviação. Conseqüentemente, reduzimos a quilometragem de transporte e a pegada de carbono de cada entrega. Além disso, usando marcas e parcerias locais, ajudamos pequenas “lojas familiares” em países de entrega a obter mais negócios, mesmo em tempos difíceis. Fazemos o nosso melhor para fornecer opções de embalagens ecológicas. Portanto, se a sustentabilidade faz parte dos seus requisitos para o fornecedor, nós definitivamente ficaremos felizes em ajudar.
Então o que vem agora?
Agora que você já passou por vários turnos de especialista em presentes corporativos comigo e sabe mais sobre etiqueta corporativa de presentes, o que podemos fazer a seguir? Vamos explorar presentes corporativos disponíveis para entrega em todo o mundo! Não tem endereços de entrega para seus destinatários? Considere nosso serviço de solicitação de endereço. Ou use o Corporate Gift Wizard para solicitar as melhores opções para o seu programa.
Que todos os seus presentes sejam um grande sucesso!
Otavio Ribeiro é Brand Manager da GiftBasketsOverseas.com para a marca brasileira Cestas de Presente, além de atuar com Marketing Digital para o mercado Latino Americano. Apaixonado por música, esportes, presentes, viajar e aprender!