Cestas de Presente

  • img
  • img
1-888-549-8805

A importância da Gratidão em nossas vidas

Com a chegada do Dia de Ação de Graças em 23 de Novembro o tema da Gratidão ganha ainda mais destaque em todo mundo. Embora nos países de língua portuguesa como Brasil e Portugal a data não seja celebrada com a intensidade de outros países como os Estados Unidos e nem com a mesma relevância de outras festas de fim de ano como Natal e Ano Novo, ainda assim a gratidão é um sentimento importante de ser sempre lembrado e reverenciado. Por isso, preparamos esse artigo para explicar sobre a importância do sentimento de Gratidão em nossas vidas.

Família celebrando uma refeição do Dia de Ação de Graças ao redor da mesa

Gratidão: Benefícios cientificamente comprovados

Embora muitas vezes pareça ser apenas conversa furada de livros de auto-ajuda ou coaching, a verdade é que SIM a gratidão traz benefícios cientificamente comprovados que vão desde melhorias causadas tanto ao cérebro quanto ao corpo, auxiliando inclusive na prevenção de doenças como a depressão. O ato de ser grato faz com que as coisas negativas sejam deixadas de lado e seja possível focar nas coisas positivas, o que causa mais felicidade nas pessoas. No livro “A Ciência da Felicidade” escrito por uma pesquisadora da Universidade da Califórnia seu estudo indica que pessoas que demonstram mais o ato de gratidão com regularidade são mais felizes, empáticas, prestativas e tem menos possibilidade de ficar deprimidas.

A gratidão é colocada como algo positivo pela maioria das religiões, mas o sentimento vai muito além do espiritual, uma vez que traz benefícios para a saúde emocional das pessoas.

O Dia de Ação de Graças: Agradecimento pelas coisas boas do ano

O Dia de Ação de Graças, que neste ano será celebrado em 23 de novembro é praticamente o Dia da Gratidão. Nesta ocasião, as famílias se reúnem para juntos agradecerem a Deus pelas graças alcançadas durante o ano e por todas as coisas boas que aconteceram em suas vidas. É também um momento em que as pessoas aproveitam para confraternizar com seus amigos e familiares e assim expressarem seu carinho, amor e gratidão pela presença de cada um deles em suas vidas.

O momento é também destinado ao lado espiritual, através de orações, e de reflexões sobre os atos cometidos durante o ano. Além da gratidão é um momento também de perdão, e praticamente uma preparação para que todos possam receber com amor o próximo ano.

As melhores formas de expressar nossa Gratidão no dia a dia

São muitas as formas de expressarmos nossa gratidão a Deus, as pessoas, a vida e a tudo que nos cerca em nosso dia a dia e obtermos o bem estar que esse sentimento tão positivo tem a nos causar. Abaixo listamos algumas formas importantes de expressar nossa gratidão.

Retribuir

Demonstre sempre sua gratidão retribuindo o bem que lhe fizeram. Mesmo que você não possa retribuir exatamente na mesma medida, faça o que estiver ao seu alcance de todo coração. A sinceridade do seu ato é o que mais importa! Não se trata de pagar o que lhe fizeram, mas de reconhecer e demonstrar que é grato.

Generosidade

Agradeça, reconheça e valorize a todos a sua volta que tornam sua vida mais feliz. Faça isso com atitudes, mas se quiser, demonstre de outras formas. Uma palavra, uma mensagem, enviar um presente , não existem limites na hora de ser generoso com as pessoas. Por exemplo,você sabia que é cientificamente comprovado que o ato de dar algo causa muito mais benefícios a quem dá, do que a quem recebe? Segundo estudos do Departamento de Ciências Comportamentais da Universidade do Sul existem benefícios mentais para quem adota comportamentos altruísticos, incluindo dar presentes (leia mais em nosso outro artigo “por que dar é realmente melhor do que receber“). Então, não deixe de lado a generosidade!

Oração: Agradeça a Deus e ao universo pelas coisas boas

Não importa a sua religião. Nem sequer importa se você tem uma. Agradeça a Deus, a vida, ao universo por estar vivo. Pelas coisas boas em sua vida. Pelas pessoas a sua volta. Faça uma oração. Ela não precisa ser religiosa. Dizer em pensamento a força maior em que você acredita ou simplesmente ao universo o quanto você é grato por tudo é realmente importante e só trará coisas boas ao seu corpo e a sua mente.

Faça o bem

Fazer o bem é sempre a melhor forma de demonstrar gratidão por sua existência. Ajudar quem necessita vale muito mais do que qualquer coisa que o dinheiro pode comprar. Se você for de coração aberto, sem esperar nada em troca, o universo sempre dá um jeito de retribuir a quem faz o bem.

Agora que você já sabe a importância da gratidão para a sua vida o que fazer?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *