Um dos vários aspectos da vida que mudou drasticamente ao longo de 2020 é como a comunidade empresarial vem encarando os eventos e o networking. Claro, os eventos online existem há muito tempo, principalmente na forma de webinars, conferências e encontros de networking que muitas vezes acompanhavam eventos presenciais maiores e principalmente voltados para pessoas que não podiam comparecer a eles. Mas hoje, quase todos os eventos de negócios, grandes e pequenos, estão se tornando virtuais. Tudo, desde conferências internacionais com dezenas de milhares de participantes até workshops e reuniões para equipes de pequeno e médio porte, agora está online. Com a crescente competição no espaço virtual, está se tornando crítico fazer um evento online se destacar e ser notável. Com isso em mente, vamos mergulhar em algumas ideias sobre como tornar eventos virtuais únicos e memoráveis.
Como tornar eventos virtuais diferenciados: por que isso é importante?
O interesse por eventos virtuais em 2020 está óbvio. Abaixo está uma captura de tela do Google Trends rastreando o número de pesquisas relacionadas a este termo. Não importa o setor ou nicho em que sua empresa está, em muitos casos, você precisará considerar os eventos virtuais como parte de sua estratégia de desenvolvimento de negócios. Esses podem ser:
– conferências
– webinars
– eventos de networking e “happy hour”
– reuniões de negócios com parceiros e clientes e até
– reuniões de equipe
O pessoal de marketing e vendas está cada vez melhor na execução dessas tarefas. Ao dominar diferentes plataformas, criar um conjunto de métricas para rastrear o desempenho do evento e implementar as práticas recomendadas de eventos online recém-desenvolvidas, eles tornam seu evento algo de nível internacional. Ao mesmo tempo, a competição também está crescendo. No momento em que você tiver um webinar ou uma ideia de conferência para apoiar seu serviço ou produto, pode ter certeza de que o concorrente está planejando algo semelhante.
É aí que entra o conceito de exclusividade do evento. Embora o conteúdo e a plataforma sejam importantes, não importa o quão úteis sejam, fale com a mente do cliente, as emoções podem tornar o evento memorável. Como Maya Angelou disse: “Aprendi que as pessoas vão esquecer o que você disse, vão esquecer o que você fez, mas nunca vão esquecer como você as fez sentir.”
Como tornar eventos virtuais diferenciados: lista de verificação emocional
Então, você quer tornar seu evento memorável. Claro, primeiro você cuida do conteúdo em si e dos aspectos técnicos, como acessibilidade e disponibilidade de transmissão do evento. Mas uma vez que isso seja resolvido, é hora de pensar sobre o que tornará seu evento diferenciado. E é aí que o toque pessoal pode ser sua estratégia vencedora.
O que você pode considerar um toque pessoal para os participantes do evento? Apostamos nas interações pessoais, no esclarecimento de dúvidas e, claro, em presentes. Vamos falar todos eles em detalhes
Interações entre os participantes
Principalmente, experimentamos nossas emoções como resultado de interações interpessoais. Durante eventos físicos, é muito fácil de conseguir. Mesmo enquanto ouvimos um palestrante principal, subconscientemente monitoramos o que nos cerca, trocamos emoções com nossos vizinhos. É como se respirássemos a atmosfera de um evento. É mais difícil quando é virtual.
Você precisa considerar como permitir que seus participantes interajam com outros visitantes. Muitas plataformas de eventos online oferecem salas de descanso e sub-chats. Claro, isso requer algum tempo adicional na programação do evento, e você precisa levar isso em consideração. Mas, uma vez que as pessoas tenham a chance de se apresentar a outras pessoas, trocar seus pensamentos e opiniões sobre o conteúdo de um webinar ou apresentação, elas se envolverão muito mais emocionalmente com o evento.
P&R: outra parte das interações pessoais
Quanto mais interessante for o conteúdo apresentado, mais perguntas e comentários ele provocará. Esteja pronto para responder a essas perguntas agendando as seções de Perguntas e Respostas na linha do tempo do evento.
Não é apenas interessante para os outros participantes ouvirem também. Também representa uma chance de sua marca se tornar mais conectada aos interessados. Comece respondendo às perguntas dirigindo-se às pessoas que perguntaram pelo nome. Peça as perguntas de acompanhamento. Se possível, permita que as pessoas expressem suas perguntas e também tenha algum tempo de vídeo.
Presentes para eventos virtuais
O que poderia ser melhor do que receber um presente surpresa? Embora bolsas brindes com presentes e lembranças para eventos presenciais sejam bastante comuns, um evento online que você organiza pode ter uma reviravolta inesperada se você organizar uma cesta de presentes para chegar à porta de seu participante a tempo de um evento virtual!
Um dos clientes corporativos da Cestas de Presente relatou feedback extremamente positivo dos participantes da conferência online que receberam cestas de presentes deles como organizadores do evento. Eles decidiram ir com entrega antecipadamente, e enviaram uma cesta com um bilhete pedindo aos destinatários que abrissem o presente durante a apresentação. Devido ao rápido crescimento da demanda, lançamos esta nova categoria dedicada de presentes para os comerciantes de eventos escolherem (consulte nossa página de presentes para eventos virtuais) para seus participantes internacionais.
Esteja atento ao selecionar seus presentes para o evento. Eles podem incluir algo relevante para o tópico da apresentação, marcado com o logotipo da sua empresa e levar em consideração os interesses dos participantes. Se o seu público for internacional, consulte especialistas em presentes sobre as normas adequadas e culturalmente aceitas para sua localização.
Agora você sabe mais sobre como tornar eventos virtuais diferenciados. O que vem depois?
Se você estiver interessado em fazer dos presentes parte de sua estratégia de evento virtual, visite o site Cestas de Presente .
Se você estiver interessado em enviar um presente corporativo que precisa ser entregue HOJE, recomendamos nosso recente blog O que fazer quando você precisa que seu presente corporativo seja entregue hoje
Siga-nos no LinkedIn para atualizações oportunas e ofertas corporativas.
Estrategista de Marketing Digital da GiftBasketsOverseas, apaixonada por todas as coisas digitais, viagens e bem-estar. Natasha escreve sobre assuntos corporativos e de análise de dados e pesquisas para o blog.